Notícias

Emater/DF estabelece parceria com Conbrapi 2023
Empresa de Assistência Técnica vai fornecer apoio às diferentes programações do evento

17.07.2023

O legado do Conbrapi 2023 para o Distrito Federal, estado anfitrião da 23ª edição do evento, balizou a parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e a Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA). 

A instituição local será coprodutora da Feira do Mel e Orgânicos, parte integrante do Conbrapi Brasília, que espera chegar a 150 estandes de produtores do DF; dará apoio ao espaço destinado ao Meliponário, cuja programação – composta de oficinas sobre as abelhas-sem-ferrão para adultos e crianças – será aberta para o público; entre outros apoios logísticos.     

“O congresso de apicultura com certeza vai fomentar e fortalecer a produção apícola do Distrito Federal. Pensando no desenvolvimento social, econômico e ambiental dessa importante cadeia produtiva, a Emater-DF vai apoiar na realização das atividades, como a promoção de oficinas e a divulgação”, ressaltou a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade.

Com a primeira edição do Conbrapi realizada em 1974, a CBA espera 5 mil apicultores em Brasília. Segundo o presidente da Confederação, Sérgio Farias, a expectativa de participação é alta em função da localização geográfica. É a primeira vez que o congresso vai acontecer bem no meio do país, o que favorece o deslocamento de todos os estados para o evento.

_________________________________________________________________________________________________________

CBA inaugura escritório em Brasília
Principais parceiros institucionais e comerciais compareceram ao evento

28.06.2023

A Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA) inaugurou sua sede em Brasília nesta quarta, 28. O espaço cedido pelo  sistema FAPE/SENAR-DF fica localizado no Parque de Exposições Granja do Torto (PGT) e faz parte de um projeto de integração dos setores da cadeia do agro no Distrito Federal. Outras 26 entidades sem fins lucrativos funcionam no local. 

Em meio a um ambiente de fazenda, dentro de uma área de preservação ambiental, o escritório da CBA tem cerca de 120 metros quadrados e oferece ampla sala de recepção, quatro baias para computadores, cozinha, banheiros e área externa.    

Durante a inauguração, reafirmaram seu comprometimento com a apicultura e a meliponicultura no DF e no Brasil, bem como com o Conbrapi 2023: a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), o Sistema FAPE/SENAR-DF, o Sebrae-DF e a Associação de Meliponicultores do DF (AME-DF).

_________________________________________________________________________________________________________

FAPE/DF oficializa apoio ao Conbrapi 2023
Instituição representativa disponibiliza ampla cooperação ao evento

26.06.2023

Os detalhes da acomodação do espaço de camping do Conbrapi 2023 e a estruturação do escritório da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA) em Brasília foram ajustados nesta segunda, 26, entre Fernando Cezar Ribeiro presidente do sistema FAPE/SENAR-DF e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-DF e Sérgio Farias, presidente da CBA/Api-DF. 

Entusiasta do Conbrapi 2023, Ribeiro elencou os apoios que Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal vem fornecendo ao evento: desde diferentes articulações institucionais, contato com parlamentares locais até suporte de recursos humanos.     

“Desde o início achamos maravilhosa a ideia de trazer para Brasília o Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura. E temos oferecido todo o apoio necessário, tanto para a Api-DF, quanto para o Sindiapis-DF, que fazem parte da Federação”, disse Ribeiro. 

“Andar sozinho não existe. Somos coletivos, como as abelhas. Da base, estamos contando com quem tem mais força do que nós para mais na frente, no congresso, conseguirmos fortalecer quem tem menos força. Nossa visão é de que o Conbrapi 2023 fique marcado, essencialmente, como um congresso agregador e que fez a diferença na trajetória dos criadores de abelha”, pontuou Farias. 

_________________________________________________________________________________________________________

Articulação do Conbrapi 2023 participa da abertura da exposição Climatech
Futuras parcerias foram ajustadas durante o evento

21.06.2023

Convidados pela embaixada de Israel, Sérgio Farias, presidente da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA) e da Associação Apícola do Distrito Federal (Api-DF) e Antônio Carlos, apicultor integrante da comissão organizadora do Conbrapi 2023 participaram da abertura da exposição “Climatech: Inovações Climáticas de Israel”, na Galeria do Senado Federal, em Brasília, na terça, dia 20.

A mostra apresenta 40 soluções inovadoras, de doze diferentes áreas, desenvolvidas por Israel que contribuem para um mundo mais verde e sustentável. Dos 24 painéis expostos – com soluções para a agricultura, impressão de alimentos à base de plantas, entre outros – há duas iniciativas voltadas à apicultura: o BeeHero e o Beewise.

O primeiro, ajuda agricultores a aumentarem o rendimento das colheitas a partir do rastreamento da saúde das abelhas. Sensores, colocados dentro das colmeias, coletam dados sobre uma variedade de parâmetros como temperatura, som, umidade ou nível de nervosismo da rainha. Os dados são analisados com a ajuda de algoritmos e de inteligência artificial; e, em tempo real, alertam os apicultores sobre quaisquer problemas.  

O segundo, constrói colmeias autônomas – movidas a energia solar e feitas com Inteligência Artificial – para salvar abelhas em declínio. Uma única colmeia abriga e monitora a saúde de 2 milhões de abelhas, ao mesmo tempo em que executa tarefas essenciais do apicultor, de forma robótica. Além disso, possui sistemas de controle de clima, de umidade, de pragas e de população.

Com a presença do embaixador israelense, Daniel Zonshine e do senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do grupo parlamentar Brasil-Israel, o evento também marcou os 75 anos do Estado de Israel.

Zonshine afirmou que os maiores desafios para o futuro são a obtenção de fontes de energias sustentáveis e a produção de alimentos. Segundo ele, a experiência de Israel em solucionar a produção em um ambiente árido servem de exemplo ao mundo.

O senador Carlos Viana destacou a relevância da exposição para o intercâmbio de conhecimento e, consequentemente, a criação de políticas públicas que ofereçam mais qualidade de vida à população. “O mundo não aceita mais uma economia que não leve em consideração a preservação ambiental”, disse.  

A exposição vai até o dia 29 de junho no Espaço Galeria, no edifício principal do Senado. As visitas ao Palácio do Congresso são liberadas entre 8h30 e 17h. 

_________________________________________________________________________________________________________

Conbrapi 2023 oferece Camping aos participantes
Acordo com Parque Granja do Torto vai garantir opção de hospedagem mais barata

16.06.2023

Visando conforto para os criadores de abelha que vão participar do Conbrapi 2023, a produção do evento firmou parceria para viabilizar uma área de camping. O maior parque de exposições do Brasil – Parque Granja do Torto (PGT), com extensão de 740.000 metros quadrados – vai reservar uma área entre 15.000 e 20.000 metros quadrados para esta finalidade.  

Os participantes poderão se instalar um dia antes do Conbrapi (que vai acontecer do dia 24 ao dia 26 de novembro) e sair um dia depois, isto é, chegar no dia 23 e levantar acampamento no dia 27.   

Para Vilmar Ângelo Rodrigues, diretor-presidente do PGT, a parceria é mais uma confirmação do compromisso da Granja do Torto com o desenvolvimento das atividades do campo no Distrito Federal. Desde a década de 1970, o espaço é destinado a diferentes atividades agrícolas e pecuárias; e abriga cerca de 26 entidades sem fins lucrativos, que representam diversos segmentos, incluindo a Associação Apícola do DF.

“O pessoal traz a barraca, o motorhome e a gente vai oferecer banheiros, chuveiros e uma cozinha comunitária. O valor da diária ainda não foi definido, mas será simbólico. Sem sustos para ninguém. Cabe todo mundo: quem vem de carro, de caravana ou até mesmo de avião. Vai ser divertido”, disse Sérgio Farias, presidente da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA).  

Segundo Antônio Carlos, apicultor integrante da comissão organizadora do evento, um camping é uma novidade na história do Conbrapi, que está na sua 23ª edição. “Pelo que eu sei, isso nunca aconteceu em nenhum Conbrapi. Muitas vezes o setor hoteleiro cobra uma taxa de hospedagem bem alta, que inviabiliza a participação de algumas pessoas. Com o camping isso não será mais problema. E temos experiência: há alguns anos, em outro evento, tivemos mais de 20 mil pessoas acampadas nesse local. A infraestrutura respondeu muito bem”, afirmou.

_________________________________________________________________________________________________________

Articuladores do Conbrapi 2023 levam projeto ao Instituto Brasília Ambiental
Órgão público distrital manifestou interesse em participar do Congresso

07.06.2023

Com o objetivo de ampliar apoios e parcerias, os realizadores do Conbrapi 2023 levaram o projeto do Congresso ao presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rôney Nemer, na tarde desta quarta-feira, dia 7. O Ibram é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente que operacionaliza as políticas públicas ambientais e de recursos hídricos no Distrito Federal. 

“A sinergia do Ibram com a apicultura é total. Não apenas nas licenças ambientais expedidas por eles, das quais nós, apicultores, dependemos. Todo o escopo de atuação do órgão é o nosso escopo também: educação ambiental, preocupação com a compensação, manutenção da biodiversidade e da água”, disse Sérgio Farias, presidente da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA). 

Junto com Antônio Carlos, apicultor integrante da comissão organizadora do evento, Farias apresentou o projeto do Congresso, falou da expectativa de público – onde são esperados apicultores de todas as regiões do país – e das parcerias público privadas em construção.

_________________________________________________________________________________________________________

Conbrapi 2023 no podcast Café com Agro
Cadeia do mel do DF e articulação do Congresso Brasileiro foram destaques no programa

06.06.2023

Sérgio Farias, presidente da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA) e Carlos Alberto Bastos, vice-presidente da Associação Apícola do Distrito Federal (ApiDF) foram os convidados do podcast Café com Agro, na segunda, dia 5.  

Sob o comando de Najara Ferro, os criadores de abelhas falaram da paixão pelos universos apícola e melípona, das características do mel do Cerrado, dos produtos das abelhas produzidos no DF e das expectativas para o Conbrapi 2023.    

Assista ao programa na íntegra neste link. 

O podcast Café com Agro vai ao ar todas segundas-feiras, às 20h, no canal Tur Rural TV.  

_____________________________________________________________________________________________

CBA e ApiDF participam da cobertura do Dia Mundial da Abelha
Representantes do Conbrapi 2023 marcaram presença na reportagem do TR Notícias

24.05.2023

Durante o seminário sobre tecnologia e capacitação para apicultores – realizado pela Sistema CNA/Senar, em Brasília, em função do Dia Mundial da Abelha – o canal Tur Rural TV produziu uma reportagem traçando um panorama da apicultura brasileira, na voz dos principais agentes presentes no evento. 

Entre outros assuntos, Sérgio Farias, presidente da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA), falou da importância da assistência técnica para criadores de abelhas a partir de órgãos como Sebrae, Senai e Emater dos estados. Em contraponto, o presidente da CBA assinalou a necessidade da criação de linhas de crédito voltadas para o setor. 

Carlos Alberto Bastos, vice-presidente da Associação Apícola do Distrito Federal (ApiDF), destacou a diferença do mel do DF para os outros estados, principalmente em função do longo período de seca anual e da preservação do bioma Cerrado. 

Você pode assistir à reportagem nesse link.

_________________________________________________________________________________________________________

Cresce o número de parceiros do Conbrapi 2023
Agentes públicos e privados receberam o projeto do Congresso em mãos 

23.05.2023

A articulação do Conbrapi 2023 participou do primeiro dia da AgroBrasília, a maior feira de agronegócio do Planalto Central, cuja programação inclui intensas trocas e disseminação de conhecimento. Na terça-feira, 23, Sérgio Farias, presidente da CBA/Api-DF e Antônio Carlos, apicultor integrante da comissão organizadora do evento, participaram da abertura da feira junto com grandes parceiros da apicultura e da meliponicultura no Distrito Federal.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), empresários do agro, parlamentares distritais e agentes públicos do DF receberam o projeto do Conbrapi 2023 em mãos. 

No mesmo dia, a equipe de articulação levou o projeto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Desde 2006, a Companhia atua nos segmentos da apicultura e da meliponicultura, fortalecendo – principalmente – a produção e o processamento do mel. Segundo os técnicos da Codevasf, a geração de emprego e renda e a fixação do cidadão no campo – com bons resultados objetivos – estão entre as principais motivações para a empresa pública continuar investindo nos apicultores. Com projetos de apoio ao segmento em 14 estados do país, a Codevasf confirmou sua participação no Conbrapi 2023, bem como a participação de apicultores e de meliponicultores vinculados à empresa.

Faça sua inscrição no Conbrapi 2023 aqui.

Siga nossas Redes Sociais para atualizações sobre o Conbrapi 2023:

Instagram.

Facebook

_________________________________________________________________________________________________________

Dia Mundial da Abelha no CNA/Senar reune representantes do setor
Articulação do Conprabi 2023 marcou presença no encontro

18.05.2023

O Dia Mundial da Abelha, 20 de maio, foi comemorado em Brasília com o encontro de apicultores da região Centro-Oeste em evento promovido pelo Sistema CNA/Senar, com apoio da Embaixada de Israel, na quinta-feira, dia 18.

Representantes da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e do Sindicato dos Apicultores do Distrito Federal (Api-DF) estiveram presentes na confraternização, que contou com a participação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); do terceiro setor e de empresas relacionadas ao setor. 

“Nesse momento, nosso principal objetivo é articular o Conbrapi 2023 para que ele seja uma experiência rica para todos nós. Queremos um congresso alegre, confortável e agregador para que juntos possamos fortalecer a apicultura e a meliponicultura do Brasil. O Conbrapi é tradição. A história da apicultura no país passa por ele. Por isso essa dedicação e esse carinho nessa fase de pré-produção”, disse Sérgio Farias, presidente da CBA/Api-DF.

Sérgio Farias e Eduardo Schulter, superintendente Senar/DF, na sede da CNA, em Brasília.

Entre os destaques do ciclo de apresentações estão a FAO e o projeto BeeWalker, de Barreiras/BA. Por um lado, Marcello Broggio, agrônomo da FAO, ressaltou a atenção internacional à polinização apícola: “As abelhas e outros polinizadores são fundamentais para a saúde dos ecossistemas e segurança alimentar. Eles ajudam a manter a produção de alimentos nutritivos. No entanto, a produção intensiva de monoculturas e o uso indevido de pesticidas representam sérias ameaças aos polinizadores, reduzindo seu acesso a locais de nidificação, enfraquecendo seu sistema imunológico”. Por outro lado, Décio Gazzoni, representante da Embrapa, apresentou pesquisa que comprova que mesmo que a soja seja autopolinizante, suas flores aceitam a polinização por abelhas por até sete horas pela manhã, o que aumenta tanto a produção de grãos, quanto a produção de mel. 

Miguel Soares entrrega carta a Marcelo Broggio, da FAO.

Rompendo polêmicas e comprovando que a apicultura e a meliponicultura são feitas, essencialmente, de encanto e doçura, Miguel Soares, de 9 anos, entregou uma carta ao representante da FAO, divulgando a contribuição do apiário BeeWalker para a economia da Bahia e pedindo que a Língua Portuguesa se torne uma das línguas oficiais da ONU.  

Você pode assistir à íntegra do ciclo de apresentações nesse link. 

Faça sua inscrição no Conbrapi 2023 aqui.

Siga nossas Redes Sociais para atualizações sobre o Conbrapi 2023:

Instagram.

Facebook

________________________________________________________________________________________________________

 

Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura no Conprabi 2023
CBA formalizou o convite para o Legislativo participar do evento

Senador Izalci Lucas PSBD/DF recebe Sérgio Farias em Brasília.

15.05.2023

O presidente da Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA), Sérgio Farias, formalizou o convite para Frente Parlamentar Mista da Apicultura e Meliponicultura participar do Conbrapi 2023 – XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura –, marcado para acontecer entre os dias 24 e 26 de novembro, em Brasília. Na tarde da segunda-feira, dia 15, o convite foi feito ao senador Izalci Lucas PSDB/DF, membro da Frente, criada em julho de 2019 para conferir mais agilidade às normatizações do setor apícola. Com a presença de Antônio Carlos, apicultor integrante da comissão organizadora do evento, também foram incluídos na pauta: os desafios da apicultura no Distrito Federal e o Projeto de Lei sobre a profissionalização do apicultor.

_________________________________________________________________________________________________________
 

XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e
IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura

Encontro nacional vai debater o papel das abelhas na produção agrícola brasileira

12.05.2023

A Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA) prepara congresso nacional para debater as questões mais importantes para o setor. Marcado para acontecer entre os dias 24 e 26 de novembro, em Brasília, o Conbrapi 2023 vai apresentar novos estudos científicos sobre as abelhas e fomentar diálogos sobre a qualificação do produtor, o aperfeiçoamento das tecnologias de criação e extração dos produtos apícolas e a melhoria no beneficiamento e comercialização das produções de mel, cera, própolis, pólen, geleia real e apitoxina em todo território nacional.

Entre tantos assuntos relevantes, o evento também pretende despertar atenções para o papel das abelhas na produção agrícola brasileira, o chamado Serviço Ambiental, proporcionado pela polinização realizada pelo inseto nas plantações de alimentos. Estudos acadêmicos comprovam que mais de 60% da produção de alimentos no mundo depende da polinização das abelhas.

A CBA – junto com a Associação Apícola do Distrito Federal (APIDF), organizadora dos congressos – convida à participação todas as pessoas ligadas direta ou indiretamente ao setor: apicultores profissionais ou amadores, produtores, exportadores, comerciantes, indústrias (de embalagens, de máquinas, de equipamentos e utensílios para apicultura e meliponicultura) ou simplesmente, pessoas encantadas pelas abelhas e seus produtos.

“Desde 1974 a comunidade apícola realiza este encontro nacional. Em todo esse tempo, será a primeira vez que o Conbrapi vai acontecer bem no meio do país. Dessa forma, temos uma grande expectativa no intercâmbio de saberes e práticas. Norte, sul, sudeste, nordeste. Todo mundo vem se encontrar no Centro-Oeste”, espera Sérgio Farias, presidente da CBA/APIDF.  Além da facilidade geográfica, Farias destaca a próxima edição do Conbrapi como muito especial. Será o retorno dos mais importantes eventos de apicultura e meliponicultura do país, após a interrupção da periodicidade em função da pandemia de Covid-19.

Com o apoio do Sebrae, ao mesmo tempo em que  já está com as inscrições abertas tanto para participantes, quanto para expositores, o Conbrapi busca o apoio e a adesão dos setores empresariais e governamentais. É urgente despertar as autoridades para a contribuição do criador de abelhas na economia brasileira e para a necessidade de regulamentação da atividade. Assim, a CBA vai convidar a participar do Conbrapi os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Meio Ambiente; da Saúde e até da Educação. Também órgãos públicos ligados ao setor agrícola, como Embrapa, Conab, Emater e Secretaria de Agricultura do Distrito Federal. 

Além de cursos e palestras de especialistas, na programação do evento estão previstas exposições de 36 produtores, de trabalhos científicos, de produtos da agricultura familiar e área para demonstração da meliponicultura.


Faça sua inscrição clicando aqui.

Sobre a loja

SOBRE O CONBRAPI 2023: Este projeto é realizado por meio do Termo de Fomento (MROSC) 60/2023, que entre si celebram o Distrito Federal por meio da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal e a Associação Semper Fidelis – Processo nº 04009-00001421/2023-97

Social
Pague com
  • Pagali
Selos
  • Site Seguro

APIDF - Associação Apícola do Distrito Federal - CNPJ: 00.679.407/0001-97 © Todos os direitos reservados. 2024